Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Futebol (como prometido)

Como um jogo consegue parar um país?
Fácil, é só ser o futebol, o povo do país ser tupiniquim ou tupinambá. É um esporte, ou seja, sem patrocinadores e fama, é lúdico e tem que pagar pra jogar (às vezes). Com patrocinadores deixa de ser lúdico e passa a ser obrigação, e com fama começa-se a ganhar muito, MUITO!

Porém, não deixa de ser lúdico, isto é, não é um bom motivo pra morrer. Imaginem certa cena: chega um torcedor de um time de futebol no céu, acabou de morrer; depara-se, então, com São Pedro [Deus, Alá, Javé, Confúcio, Brahma, quem quer que esteja lá pra você, e se não estiver ninguém, usa logo meu exemplo]. Começa uma simples conversa, “Uhm, muito bom meu filho, vejo que apóia o esporte, um hábito muito saudável! Parabéns.”
“Pois, é seu homem”
“Certo, certo. E qual a causa mortis? [causa da morte para os Corinthianos]”
“Futebol.”
“Que trágico! Como foi, você se chocou com outro jogador, teve uma parada cardíaca súbita.”
“Não, nada disso.”
“Então, como?”
“Ah, eu saí de casa, com a camisa do meu time!”
“Certo, já vi, e já disse que é um hábito saudável! Mas como morrestes?”
“Foi isso, saí com a camisa do meu time, e quando vi estava aqui.”
“E como sabe que foi por causa disso?!”
“É que eu ouvi ‘tá tiranu co’a favela, irmão, aqui é timão!’ antes do tiro, parece que vinham uns três correndo pra cima de mim”
[silêncio]

Não foi só uma péssima piada inventada instantaneamente, foi, também, um péssimo motivo pra morrer, e motivo pelo qual vários já morreram.
O que me leva a ligar, hoje, futebol com morte é [fora eu ser um fanático por futebol] o fato de eu ter errado muito o bolão dos últimos jogos; Espanha foi minha maior desilusão, não sabia da retranca da Suíça, nem da retranca da Coreia do Norte, embora eu saiba que tem uma pessoa em específico que vai falar que a Espanha não ganhou por causa do Barnetta.

Por isso vejo que levamos o esporte muito a sério, a ponto de o Conselho da Magistratura liberar um parecer em que diz que os foros todos fecharam de manhã ou de tarde nos jogos do Brasil, dependendo do horário do jogo.

Mas, deixando de falar de Copa [que está me frustrando desde a escalação da seleção brasileira], vamos falar de algum time qualquer do futebol brasileiro.

Vou sortear aqui, primeiro a região:
[Rolling balls rolling]
Sudeste; agora, o Estado:
São Paulo; Cidade:
São Paulo; agora sim, o momento esperado…
Time:
Palmeiras, mas poxa vida!

Então, a equipe alviverde estará completamente renovada para depois da Copa, eles se reapresentam amanhã. Todos já sabem [creio] da novidade no elenco, Kléber; decerto estará o time contando com o técnico Luis Felipe Scolari; ainda, há boatos que confirmam a presença do chileno Valdívia no time. Com isso pode-se esperar um time mais concreto do que no primeiro semestre.

Fala sério, qualquer coisa é melhor do que o time do Palmeiras do primeiro semestre. Mas de qualquer forma, creio que veremos um futuro diferente do esperado há dois meses, para essa grande equipe do futebol paulista. Que antes parecia ter um futuro próximo parecido ao da Lusa, ora parece dar uma guinada.

Revejam o conceito que cada um tem sobre futebol, por favor, ele é só mais uma saída, encarem-no como um esporte, não como um meio de vida. Podemos parar um país para ver um jogo, mas temos que concentrar no futuro, pois aposto que estão se aproveitando dos jogos para legislar, e somos nós a dar com a cara no muro. [rhymes made after Wallace]

In Dubio Pro Bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário