Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ignorância

(ACONSELHO A QUEM TEM PREGUIÇA DE LER, IR PARA PARTE FINAL DO TEXTO COM AVISO SEMELHANTE)

Algo deixou-me intrigado quanto a nossa inteligência. Nós brasileiros realmente não possuímos tal virtude. Vou citar Beccaria para explicar:

“Enquanto o texto das leis não for um livro familiar, como um catecismo, enquanto elas forem redigidas em língua morta e não conhecida do povo, e enquanto forem, de maneira solene, mantidas com oráculos misteriosos, o cidadão que não puder aquilatar por si próprio as consequências que devem ter os atos que pratica sobre a sua liberdade e sobre seus bens estará dependendo de um pequeno número de homens que são depositários e intérpretes das leis.
Ponde o texto sagrado das leis nas mãos do povo e, quantos mais homens o lerem, menos delitos haverá; pois não é possível duvidar que, no espírito do que pensa cometer um crime, o conhecimento e a clareza das penas coloquem um freio à eloquência das paixões.” (Dos Delitos e das Penas; cap. V – Beccaria)

RESUMINDO:

As leis eram escritas em latim e pouca gente sabia tal língua, por isso ele diz que se soubessem não haveria muitos crimes. A lei não estaria na mão de poucos, e o medo da pena pararia a vontade do crime.

Aqui alguns pontos que me revoltam:

Toda a nossa legislação é escrita em PORTUGUÊS, creio que quase todo mundo entenda pelo menos um pouco, mesmo assim NINGUÉM conhece muitas leis ou sabe o que pode ou não fazer.

Claro que, sendo brasileiro, se soubessem o que não se pode fazer fariam isso do jeito menos ilegal possível só para parecer que pode ser feito.

E, mesmo tendo as leis na língua nativa, o povo brasileiro continua a mercê de poucos, algo inaceitável, visto que esses poucos se aproveitam dessa preguiça (+ ignorância) para se darem melhor do que poderiam fazer.


(ACONSELHO A QUEM TEM PREGUIÇA DE LER, LER DESTA PARTE PARA BAIXO)

Pontos frustrantes:
• O brasileiro tem muita preguiça de ler;
• Por esse motivo não tem conhecimento do que pode ou não fazer, segundo as leis;
• Por isso comete infração e vai preso, ou perde dinheiro à toa;
• Por isso tem tanta gente (em Brasília e aqui ao lado) levando o dinheiro da gente;
• A preguiça de ler do brasileiro tornou-nos um povo ignorante;
• Choraria por causa disso, se alguém merecesse esse choro;
• Ou se mudasse alguma coisa;
• Claro, digo isso sobre brasileiros porque é o povo que tenho contato, outros devem ser iguais…


DESLIGA A TELEVISÃO E VEM LER UM BLOG (que não fale de Capricho e Justin Bieber)

[no próximo post vou inserir um vídeo, como num vlog, só pra ver como fica]


In Dubio Pro Bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário