Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Celebridade

Eu, particularmente, não gosto de celebridades, e muito menos do mundo [mundinho ínfimo e] ridículo delas. Se você gosta, meus pêsames, e rogo pela tua alma e corpo, pois tua mente já foi faz tempo.

Não me importa saber que sei lá quem beijou, saiu, ou dormiu com sei lá outro quem. Quem tomou banho de sol sem a parte de cima do biquíni. Quem saiu de um motel para uma delegacia com três travestis. Entre outros fatos.

É, às vezes [como o caso supracitado dos travestis], engraçado comentar, a fim de piada, nada mais. Mas o que se excede é fofoca, o que me irrita; intrigar-me-ia não fosse o caso que há mais pessoas que se importam realmente com isso do que as que não dão a mínima. O que, realmente, intriga-me é o fato de pessoas consumirem esse tipo de mídia; ora, a pessoa não tem vida própria, por isso consome a vida de outrem?

Que fique claro que não critico a fama – musa tão almejada; critico, sim, as celebridades. Ou seja, nem sempre quem é famoso é uma celebridade; ou melhor, nem sempre quem é famoso é apenas uma celebridade. Neste caso, ser celebridade é último plano, não pano de fundo, pois este se mostra mais do que o que nele se assenta. Penso que para um famoso ser uma celebridade seja consequência meramente insignificante, e se assim não é, fez-se a fama pelo motivo errado, ou deu-se maior consequência secundária que primária.

Um trabalho bem feito e um reconhecimento por este seriam a consequência primária; sendo a secundária, fotos com manchetes extravagantes [ou ridículas], em revistas e sítios eletrônicos de baixo [ou nenhum] nível. Mostre-me uma celebridade e eu te direi “não, este é um ator”, “não, este é um pintor”, “não, este é um dançarino”, “não, este é um apresentador”, “não, este é um atleta”, “não, este é um cantor”, “não, este é um jornalista”, ou até “não, este é um humorista”.

Não é dada credibilidade intelectual para algo como “celebridade” apenas, o reconhecimento vem pelo esforço aplicado a certa atividade. Se esta atividade não foi feita para dar sustento e / ou prazer, e, sim, foi feita para garantir fama de pronto, aí está o erro. E, provavelmente, nunca virá o sucesso, a fama e o celebritismo [nlg], almejado.

Busquem fazer o que gostam, ou façam o necessário para sobreviver. Se fizerem bem, um dia serão reconhecidos, aliás, se não forem reconhecidos, também, pouco importa; façam bem, e importem-se em seguir bem a vida, o sucesso não vem para todos que se esforçaram, mas não vem para nenhum que poupou esforço.

Saibam, ainda sim, diferenciar [os meninos dos homens, asuhasuh, desculpem-me, não agüentei] fama de celebritismo, famosos de celebridades, artistas de celebridades, etc.

*[nlg] - Neologismo

In Dubio Pro Bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário