Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Teotônio Prudente Droit

Peço espaço neste blog de um grande escritor para disseminar um pouco de meus pensamentos, indagações e frustrações.

Nesta primeira aparição (espero que me sejam permitidas outras) gostaria de tratar de um assunto que incomoda a grande parte da sociedade brasileira, creio eu.

Por que a religião continua imperando no Brasil?

Certo, muitos vão dizer que isso não ocorre, dirão que o Brasil é um país laico, com garantia constitucional disto. Pois eu já vos digo que estão todos estes errados!

Ora, o país tem maioria cristã, mas tem grande parte da população de outras religiões, mas os feriados são cristãos. Para não dizer católicos.

O maior feriado nacional, o Carnaval, é um feriado católico que antecede outro a Quarta de Cinzas; isto para não contar os tantos outros mais conhecidos, Páscoa, Natal, dia de Nossa Senhora (12 de outubro não é feriado por causa de crianças!).

Embora tudo isso seja aceito como normal, nós de outra religião não podemos parar em um feriado judeu, podemos? Ou de qualquer outra religião.

Outro ultraje imperial do cristianismo é ainda garantido e punido por normas jurídicas. Vejam que em países considerados islâmicos é normal a poligamia, ou a não-monogamia; aqui no Brasil é crime; ora, não é por acaso um conceito cristão?

Por falar em garantia normativa, também é fato que nosso Congresso está lotado de cristãos que não aceitam um ponto de vista não-religioso. Por pouco não se pôde realizar pesquisas com células-tronco. Além disso, há uma bancada enorme de cristãos no Congresso, mas não que eu esteja criticando apenas por serem cristãos - longe de mim atacar qualquer religião, ainda mais a minha -, eles assumem uma postura radical como se somente a visão da crença deles estivesse correta.

Bom, pelo tema e clima de eleições fecho o texto com uma grande marchinha:
“Eimael, o democrata cristão!”

T.P.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário